Sessão Averroes é nesta segunda, 28 de março: não perca!
A SESSÃO AVERROES deste mês exibe o documentário Música em hospitais e instituições de idosos: uma experiência europeia, de Luiz Fernando Santoro e Victor Flusser. Gravado na França, Espanha e Portugal entre 2002 e 2010, o material será apresentado e debatido pelos autores na Mesa de Reflexão mediada pelo músico e compositor Ivan Vilela.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.
O título alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126, e reconhecido como um dos pais da Medicina. Averroes foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média. A SESSÃO deste mês conta com o apoio da Escola de Comunicações e Artes da USP, da Faculdade de Medicina de Itajubá, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e do Instituto Paliar
Mais informações: www.grupomaissaude.com.br; www.obore.com; www.cinemateca.gov.br
Sessão de Cinema
Música em hospitais e instituições de idosos: uma experiência europeia
Direção: Luiz Fernando Santoro e Victor Flusser . (Brasil, 2011). DVD, 60 min, colorido.
Mesa de Reflexão
Expositores:
Victor Flusser – educador musical e compositor, graduado em Composição e Regência na Escola de Comunicações e Artes da USP e com doutorado em Sociologia da Música pela Universidade de Aix-en-Provence (França). Atualmente, é o responsável pelo diploma universitário de Músicos Atuantes na Área Social e da Saúde – CFMI (Centre de Formation de Musiciens Intervenants) / Universidade de Estrasburgo, França.
Luiz Fernando Santoro – graduado em Rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado em Artes Contemporâneas pela Université de Provence (França) e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Atualmente, é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, diretor e produtor de programas de televisão e vídeo da Memória Magnética Comunicações.
Mediação:
Ivan Vilela – músico e compositor, possui mestrado em Artes – Composição Musical pela Unicamp e doutorado em Psicologia Social pela USP. Desde 2004, é professor de Viola Caipira da ECA-USP, onde também leciona Música de Câmara, Práticas Instrumentais e História da Música Popular Brasileira. Atualmente, trabalha com transcrição e análise de músicas de viola, está desenvolvendo uma metodologia para o ensino da viola e pesquisa sobre as origens e usos da viola em Portugal.