Simpósio “O Direito de Morrer”
A Academia Nacional de Medicina, em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, realiza na quinta-feira (26/11) o Simpósio “O Direito de Morrer”. O evento será realizado na sede da ANM às 14h e as inscrições são gratuitas.
Organizado pelos acadêmicos Daniel G. Tabak e José de Jesus Camargo, o simpósio terá apresentações de profissionais de destaque.
Às 14h10, o acadêmico José de Jesus Camargo abordará o tema “A Noção de Morte Digna”. Na primeira parte do encontro as apresentações serão “Envelhecimento e Finitude”, com a professora Ligia Py (UFRJ, INCA); e “Cuidados Paliativos no Brasil”, com a professora Maria Goretti Sales Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Na segunda parte do simpósio os congressistas terão a oportunidade de participar das conferências “Sem Dor”, com o geriatra Filipe Gusman, presidente da ANCP-RJ; “Sem Angústia”, com a professora e geriatra Cláudia Burlá, da AMERJ; “Sem Quimioterapia”, com o professor Luiz Gustavo Torres, do Centron – RJ; e “Com Dignidade”, com o acadêmico Daniel G. Tabak.
Após um café, será realizado “O Grande Debate – Morte assistida por médicos: você é contra ou a favor?”, com o Acadêmico Daniel G. Tabak e o Prof. Sergio Zaidhaf, da UFRJ.
Com Jornal do Brasil